Orçamento
Levantamento dos custos do empreendimento. Ele faz parte do estudo de viabilidade e deve contemplar todos os custos, diretos e indiretos, que incidem sobre o custo final da obra. Através do CUB ( custo unitario básico ) da construção , podemos estimar um custo de uma construção, mas somente através de um orçamento preciso poderemos verificar o real custo do empreendimento.
Contratação e gerenciamento de empreiteiros e fornecedores
A assertividade, na administração de obras, em contratar e gerenciar empreiteiros e fornecedores torna-se crucial para o sucesso da obra, tendo como atribuições: identificar os fornecedores certos, negociar termos e condições, estabelecer contratos que definam claramente as expectativas e entregas, monitorar o desempenho e resolver disputas.
Atendimento as normas de construção
As normas referem-se à adesão e implementação de requisitos legais e regulamentares que regem o processo de construção e operação de edifícios. Garantindo que os edifícios cumpram os padrões de segurança, integridade estrutural, acessibilidade, desempenho ambiental e outros padrões de qualidade. O engenheiro responsável pela execução emite a ART (anotação de responsabilidade técnica ).
Controle tecnológico e de qualidade
Os avanços tecnológicos e as medidas de controle de qualidade desempenham um papel significativo na garantia da conclusão bem-sucedida dos projetos. Com ferramentas e tecnologias é possível agilizar processos e melhorar a eficiência, reduzindo a probabilidade de erros e retrabalhos. Medidas de controle de qualidade, como inspeções, testes e auditorias, também são cruciais para manter altos padrões e garantir que o produto final atenda aos requisitos do cliente.